Cooperativas de Crédito: Transformando Prejuízo em Lucro

Cooperativas de Crédito: Transformando Prejuízo em Lucro

O que é PDD e como funciona

Se você possui algum vínculo com alguma Cooperativa de Crédito, certamente já ouviu falar em “PDD”, ou Provisão para Devedores Duvidosos.

As Cooperativas de Crédito são instituições bem diferentes dos bancos tradicionais, mas em uma coisa elas não diferem: elas precisam apresentar resultados!

E a grande vilã que pode impedir esses resultados é a inadimplência.

Para lidar com a inadimplência, existe a Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), uma espécie de fundo provisionado para que a instituição possa “lidar” com os imprevistos trazidos pela inadimplência.

Ao mover valores para essa reserva financeira, não se sabe, ao certo, se a inadimplência ocorrerá, mas, diante da probabilidade, haverá fundos para cobrir eventuais rombos.

Porém, ao mesmo tempo em que a PDD ajuda a prevenir esses imprevistos, ela também indica que a instituição tem liberado crédito para clientes com alto risco de inadimplência. Quanto maior o risco de calote, maior deverá ser a PDD.

Provisão para Devedores Duvidosos x Resultados da Cooperativa

O grande problema da PDD é que ela interfere nos resultados de uma Cooperativa, pois se grande parte dos ganhos for para o provisionamento, isso vai interferir nas sobras, que é o resultado da Cooperativa, trazendo consequências negativas para ela, como por exemplo: a imagem negativa da Cooperativa perante os seus Associados; a dificuldade na obtenção de subsídios do governo e a mais temida delas: a absorção por uma outra Singular.

Portanto, quanto mais inadimplência, mais provisionamento; e quanto mais provisionamento, menos resultados para as Cooperativas.

Conclusão

De tudo isso, destacam-se os seguintes pontos:

  • É fundamental lidar com a inadimplência no tempo certo, antes do valor do contrato ser totalmente provisionado, evitando, assim, que o valor seja 100% contabilizado como prejuízo.
  • Os contratos já provisionados devem ser tratados como prioridade, pois a recuperação desses créditos transforma o prejuízo em lucro, revertendo uma situação que poderia ser fatal para a Cooperativa.
  • A forma de negociação desses contratos provisionados também interfere nos resultados da Cooperativa. Não basta negociá-los. É preciso negociar da forma correta, para que realmente essa cifra saia completamente do provisionamento.

Ou seja: ao recuperar créditos que já estão provisionados, haverá interferência direta no resultado da Cooperativa, transformando PREJUÍZO em LUCRO.

Por saber de todas essas implicações, um escritório de Advocacia com expertise em Recuperação de Crédito para Cooperativas, irá atuar de forma estratégica para evitar esse quadro de prejuízo ou mesmo revertê-lo, se for o caso, transformando desafios em oportunidades de crescimento e sustentabilidade financeira.

últimas postagens